top of page

250 anos de música
para Flauta

Este Ciclo de três Concertos pretende dar a conhecer o repertório da flauta transversal ao longo de mais de dois séculos, utilizando instrumentos de época, adequados a cada estilo musical apresentado.

 

1 - Barroco e Classicismo - Um concerto de música dos períodos Barroco e Clássico, e com instrumentos de época: flauta de Hotteterre, traverso, flauta clássica, cravo, pianoforte, e violoncelos barroco e clássico. Neste concerto serão interpretadas obras de Hotteterre, Telemann e Haydn.

 

2 - Música Italiana para Flauta e Guitarra com Instrumentos de época. Neste concerto será abordado repertório Italiano do séc. XIX para flauta e guitarra em instrumentos de época, de compositores como Carulli, Giuliani e Molino.


3 - Concerto de Música Francesa da 1ª metade do Séc. XX para voz, flauta e piano. Repertório integrando compositores como Gaubert, Hue, Caplet, Lili Boulanger e Germainne Tailleferre. 

Cartaz 250 anos de música para flauta

Programação dos 3 concertos

Barroco e Classicismo

13 de Março de 2025 às 18h30

Neste primeiro concerto, de três propostos pelo flautista Manuel Luís Cochofel, partimos numa viagem muito pessoal de dois séculos e meio de música para flauta, onde poderemos escutar obras de três grandes compositores dos períodos Barroco e Clássico. Uma Suite de Hotteterre leva-nos até à corte do Rei Sol, Luís XIV em Paris, onde poderemos escutar um conjunto de danças desse período, tocadas nos instrumentos em voga na altura. Depois ouviremos uma Sonata de Telemann, um dos mais prolíficos compositores alemães do séc. XVIII, nesta caso uma obra com sonoridades ao estilo italiano. A terminar, e já em pleno Classicismo, um Trio de Haydn. Neste concerto serão empregues três flautas diferentes, a ilustrar a sua evolução ao longo deste período temporal. Também serão utilizados um violoncelo barroco e outro clássico, nas cordas, e um cravo e um pianoforte, nos instrumentos de tecla.

250 anos de música para flauta - Barroco e Classicismo

Música Italiana do séc. XIX para Flauta e Guitarra

09 de Maio de 2025 às 21h00

No segundo de três concertos propostos pelo flautista Manuel Luís Cochofel, trocaremos os salões de altíssimo pé-direito dos palácios de França ou da Alemanha, pela música popular italiana para flauta e guitarra do séc. XIX, em pleno Romantismo. Tocadas em instrumentos de época, teremos oportunidade de escutar obras de Mauro Giuliani, Francesco Molino ou Ferdinando Carulli.

250 anos de Música para Flauta - música  italiana

Música Francesa da 1ª metade do Séc. XX

data a anunciar

No terceiro e último desta série de concertos propostos pelo flautista Manuel Luís Cochofel, numa viagem pessoal por cerca de 250 anos de música para flauta, poderemos escutar música francesa da primeira metade do séc. XX. Aqui, a flauta transversal tinha já conhecido o seu brilhante e derradeiro desenvolvimento pelas mãos do construtor de instrumentos, flautista e compositor, Theobald Boehm. Este conseguiu através de toda uma série de inovações e soluções radicalmente diferentes das até aí empregues, libertar o instrumento das amarras técnicas que os modelos anteriores enfermavam. O uso de qualquer tonalidade, bem como de modulações frequentes, aliados a um virtuosismo agora possível, semelhante a qualquer outro instrumento, são uma realidade imediatamente aproveitadas pelos compositores da altura. Sendo T. Boehm alemão, foi no entanto França o país que mais rapidamente adoptou o ‘novo’ instrumento que hoje conhecemos, e que é conhecido como a moderna flauta transversal. 

250 anos de Música para Flauta - Música Francesa
Barroco e Classicismo
Música Italina do sec XIX
Música Franceso do séc XX
bottom of page