top of page

Michel Gal

Biografia

Michel Gal 2.JPG
Piano

Michel Gal (n. 1959, Bayonne, França) formou-se no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde obteve o 1º prémio de Piano, 1º premiado, na classe de Pierre Sancan, e o 1º prémio de Música de Câmara na classe de Geneviève Joie. Posteriormente, no mesmo estabelecimento de ensino, concluiu o terceiro ciclo de piano, tendo desenvolvido em seguida a sua formação pianística com Dmitri Bashkirov, Georgy Sebok, Byron Janis e Paul Badura-Skoda.

Foi premiado em diversos concursos internacionais de piano: Menção do Concurso Internacional Marguerite Long, Paris, 1977, 2º prémio do Concurso Internacional Maria Canals, Barcelona, 1981, 4º prémio do Concurso Internacional Viotti, Vercelli, 1981 e 3º prémio do Concurso Internacional José Iturbi, Valência, 1982.

Desde 1975, participou em mais de duzentos e cinquenta concertos em França, Suíça, Espanha e Portugal, em solo, com orquestras e em Música de câmara, nomeadamente com o flautista francês Alain Marion. Em Portugal, atuou nomeadamente nos festivais dos Capuchos, da Covilhã, do Algarve, da Madeira, de Leiria, da Figueira da Foz, da Golegã, de Tomar, de Sintra, de Óbidos e no CCB. Em 1991, funda com a clarinetista Esther Georgie e o violoncelista Varoujan Vartikian o Trio Bartikian, com o qual realiza concertos em Portugal continental, na Madeira e em França. Colaborou durante dois anos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, realizando trinta e dois concertos de Música de câmara com solistas da Orquestra. É regularmente convidado a tocar no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian no quadro dos concertos “Solistas da Orquestra Gulbenkian”.

Paralelamente à sua atividade enquanto pianista, exerce funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia de Amadores de Música.

bottom of page